-
Arquitetos: Dellekamp Schleich
- Área: 52 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias :Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma das 84 propostas experimentais de habitação rural e autoconstrução que integram o programa “Del Territorio al Habitante”, elaboradas por diferentes escritórios de arquitetura convidados pelo CIDS (Centro de Investigação para o Desenvolvimento Sustentável) com o objetivo de refletir sobre a habitação nas áreas rurais do país. Este programa deu origem à criação de um Laboratório de Habitação em Apan, Tlaxcala, onde foram construídos 32 protótipos habitacionais com o objetivo de estudar a habitação social e a sua relação com o território como base para o planejamento e desenvolvimento de soluções.
Os protótipos fazem parte de um Plano Diretor desenvolvido pela MOS Architects que inclui um Laboratório de Materiais (Dellekamp Schleich) e um Centro de Boas-Vindas (MOS Architects). Nós ficamos encarregados pelo Nuevo Parangaricutiro, Michoacán, na convocatória “Del Territorio al Habitante”. A proposta baseia-se na análise espaço-funcional dos hábitos do local em termos de ocupação / interpretação e construção espacial nas diferentes escalas da cidade. Não se tratava de definir protótipos habitacionais, mas de processos e procedimentos replicáveis, uma vez que cada projeto deve ser adaptado às condições específicas do território e de quem o habita.
Através de um sistema de construção modular em madeira (um dos pilares econômicos do município) que adota os princípios básicos e familiares das arquiteturas vernáculas, a unidade habitacional proposta oferece a possibilidade de se adaptar a diferentes situações programáticas e contextuais. Apoiando-se em recursos disponíveis localmente como a madeira de pinus e os métodos de construção vernacular acima mencionados, o projeto permite a expansão e é muito fácil de ser montado, possibilitando a autoconstrução.